Ephemerides mineiras: (1664-1897).

Front Cover
Imprensa Oficial do Estado de Minas, 1897 - Minas Gerais (Brazil)
 

Selected pages

Other editions - View all

Popular passages

Page 179 - E por todas as partes repetido O suspirado nome de Cacambo. Inda conserva o pálido semblante Um não sei que de magoado e triste, Que os corações mais duros enternece. Tanto era bela no seu rosto a morte!
Page 178 - Parte de antigo bosque, escuro e negro, Onde ao pé de uma lapa cavernosa Cobre uma rouca fonte, que murmura, Curva latada de jasmins e rosas.
Page 324 - Paraná, não tinha as suas qualidades de domínio e tinha o espirito muito mais estreito, de facto opposto a formas e idéas novas. Com uma intelligencia naturalmente prompta e perspicaz, Paraná era dotado de raro tino político, de uma disposição pratica e positiva que o fazia observar friamente os homens, accumular as pequenas observações de cada dia, de preferencia a procurar idéas geraes, princípios syntheticos de política.
Page 41 - Ap. n. 4 da devassa de Minas, em cujas conferencias se tratava do modo de executar a sedição e levante, e dos meios do estabelecimento da republica, chegando a ponto do réo votar sobre a bandeira e armas de que se devia usar, como consta do Ap. n.
Page 33 - ... com o braço direito fazendo força em outra taboa, na qual se achava passada em torno uma liga de cadarço encarnado, atada á dita taboa ea outra ponta •com uma laçada, e no corrediço deitado o pescoço do dito cadáver...
Page 177 - Gama é o moderno poema que mais merito tem na minha opinião. Scenas naturaes mui bem pintadas, de grande e bella execução descriptiva ; phrase pura e sem affectação, versos naturaes sem ser prosaicos, e quando cumpre sublimes sem ser guindados ; não são qualidades communs.
Page 33 - ... por lhe haver inteiramente impedido a respiração, por effeito do grande aperto que lhe fez com a força e gravidade do corpo na parte superior do larynge, onde se divisava do lado direito uma pequena contusão, que mostrava ser feita com o mesmo laço quando correu...
Page 31 - Atraz de algum prazer, por mais eru summa Que porfie, trabalhe e se consuma, Mudança não verá do triste estado. Não basta algum valor, arte ou engenho A suspender o ardor com que se move A infausta roda do fatal despenho : E bem que o peito humano as forças prove, Que ha de fazer o temerário empenho Onde o raio é do...
Page 178 - De um fúnebre cipreste, que espalhava Melancólica sombra. Mais de perto Descobrem que se enrola no seu corpo Verde serpente, e lhe passeia, e cinge Pescoço, e braços, e lhe lambe o seio.
Page 177 - Scenas naturaes mui bem pintadas, de grande e bella execução descriptiva; phrase pura e sem afiectação, versos naturaes sem ser prosaicos, e quando cumpre sublimes sem ser guindados; não são qualidades communs. Os Brazileiros principalmente lhe devem a melhor coroa de sua poesia, que n'elle é verdadeiramente nacional, e legitima americana.

Bibliographic information