O dialecto caipira, São Paulo: gramática, vocabulário

Front Cover
Casa editora "O Livro,", 1920 - Portuguese language - 227 pages
 

Selected pages

Contents


Popular passages

Page 59 - Padre,* a cujo império Tudo aquilo obedece que criaste: Se esta gente que busca outro hemisfério, Cuja valia e obras tanto amaste, Não queres que padeçam vitupério...
Page 12 - Tivemos, até cerca de vinte e cinco a 30 anos atrás (c'est-à-dire vers 1890-1895) un dialecto bem pronunciado, no território da antiga província de S. Paulo. É de todos sabido que o nosso falar caipira — bastante característico para ser notado pelos mais desprevenidos como um sistema distinto e inconfundível — dominava em absoluto a grande maioria da população (c'est nous qui soulignons) e estendia a sua influência à própria minoria culta. As mesmas pessoas educadas e bem falantes...
Page 94 - Riu-se e profetizou : — Eh! Aquilo é fogo de jacá velho. Calor de pinguço não dura. . . O ano correu bem. Vieram chuvas a tempo, de modo que em Janeiro o milho desembrulhava pendão, muito medrado de espigas. Nunes não cabia em si. Visitava as roças muito contente da vida, unhando os caules viçosos já em pleno arreganhamento da dentuça vermelha, ou apalpando as bonecas tenras, a madeixarem-se da cabelugem louro translucida.
Page 14 - A instrução ea educação, hoje muito mais difundidas e mais exigentes, vão combatendo com êxito o velho caipirismo, e já não há nada tão comum como se verem rapazes e crianças cuja linguagem divirja profundamente da dos pais analfabetos.
Page 16 - ... ao terreno conhecido e banindo por completo tudo quanto fosse hipotético, incerto, não verificado pessoalmente. Teríamos assim um grande número de pequenas contribuições, restritas em volume e em pretensão, mas que na sua simplicidade modesta, escorreita e séria prestariam muito maior serviço do que certos trabalhos mais ou menos vastos, que de quando em quando se nos deparam, repositórios incongruentes de fatos recolhidos a todo preço e de generalizações e filiações quase sempre...
Page 15 - dialeto brasileiro", expressão já consagrada até por autores notáveis de além-mar; entretanto, até hoje não se sabe ao certo em que consiste semelhante dialectação, cuja existência é por assim dizer evidente, mas cujos caracteres ainda não foram discriminados. Nem se poderão discriminar, enquanto não se fizerem estudos sérios, positivos, minuciosos, limitados a determinadas regiões.
Page 109 - CATERETÊ, sm — dança de roceiros. "... a (dança) brasileira, essencialmente paulista, mineira e fluminense, é o cateretê, — tão profundamente honesta (era dança religiosa entre os tupis) que o padre José de Anchieta a introduziu nas festas de Santa Cruz, S. Goncalo, Espírito Santo, S. João e Senhora da Conceição, compondo para elas versos em tupi, que existem até hoje. . ." (C. Mag. , Conf.) — De "catira-etê"?
Page 75 - E do acabamento do liuro eu dey encomenda ao lecenceado frey João uerba meu conffessor fazendo per outrem o que de acabar per my entonces era embargado.
Page 14 - Os filhos dos italianos, dos sírios e turcos aparentemente se adaptam com muita facilidade à fonética paulista, mas na verdade trazem-lhe modificações fisiológicas imperceptíveis que se irão aos poucos revelando em fenómenos diversos dos que até aqui se notavam".
Page 13 - Hoje, ele acha-se acantoado em pequenas localidades que não acompanharam de perto o movimento geral do progresso e subsiste, fora daí, na boca de pessoas idosas, indelevelmente influenciadas pela antiga educação.

Bibliographic information