O theatro brasileiro: (alguns apontamentos para a sua historia) (Google eBook)

Front Cover
H. Garnier, 1904 - Theater - 171 pages
1 Review
  

What people are saying - Write a review

User Review - Flag as inappropriate

JB BRASIL

Selected pages

Common terms and phrases

Popular passages

Page 26 - Estava um teatro à porta da Misericórdia com uma tolda de uma vela, ea santa relíquia se pôs sobre um rico altar enquanto se representou um devoto diálogo do martírio do santo, com...
Page 182 - ABREU, colligidas, annotadas, precedidas de um juizo critico dos escriptores nacionaes e estrangeiros, e de uma noticia sobre o autor e seusescriptosporj. NORBERTO DE SOUZA E SILVA, nova edição, l v. in-8.
Page 29 - A Sé, que era um estudante ricamente vestido, lhe fez uma fala do contentamento que tivera com sua vinda; a Cidade lhe entregou as chaves; as outras duas virgens, cujas cabeças já cá tinham, a receberam à porta de nossa igreja; alguns anjos as acompanharam, porque tudo foi a modo de diálogo.
Page 25 - Trouxemos no navio uma relíquia do glorioso Sebastião, engastada em um braço de prata. Esta ficou no navio para a festejarem os moradores e estudantes como desejavam, por ser esta cidade do seu nome, e ser elle o padroeiro e protector.
Page 108 - O teatro tem um fim moralizador e literário : é um verdadeiro apostolado do belo. Daí devem sair as inspirações para as massas. Não basta que o drama sanguinolento seja capaz de fazer agitarem-se as fibras em peitos de homens-cadáveres.
Page 37 - A viagem está acabada, A nau vai-se alagando, E desta vida, em que ando, Por tantas causas errada, Meus dias já não são nada, Pois peco por tantas vias : Triste de Francisco Dias ! Não lhe sinto salvação, Se vós, Mãe da Conceição, Não pagais as avarias.
Page 29 - Trouxe o padre uma cabeça das onze mil virgens, com outras relíquias engastadas em um meio corpo de prata , peça rica e bem acabada : a cidade e os estudantes lhe fizeram um grave e alegre recebimento : trouxeram as sanctas relíquias da Sé ao Collegio em procissão solemne, com frautas, boa musica de vozes , e danças...
Page 26 - Abaete e moçacára, se. grande cavalleiro e valente, que ajudou muito os portuguezes na tomada deste Rio. Houve no mar grande festa de escaramuça naval, tambores, pífaros e frautas, com grande grita dos índios ; e os portuguezes da terra com sua arcabuzaria e também os da fortaleza dispararam algumas peças de artilharia grossa e com esta festa andamos barlaventeando um pouco á vella, ea santa relíquia ia no altar dentro de uma rica charola, com grande apparato de vellas accesas, musica de...
Page 187 - Luiz Alves de Lima e Silva, barão, conde marquez, duque de Caxias, desde o seu nascimento, em 1803, até 1878, pelo Padre PINTO DE CAMPOS. Ornado de um bello retraio do Duque de Caxias, l v. in-4.' br 5$000 /.- — OBRAS DIVERSAS DE INSTRUCÇÃO E ESPIRITISMO Alcorão (O), escripto por MAHOMET e traduzido cuidadosamente para o portuguez. l v. in-4.
Page 30 - Da nau se dispararam alguns tiros d 'arcabuzes, eo dia dantes houve muitas invenções de fogo, na procissão houve danças e outras invenções devotas e curiosas. A tarde se celebrou o martírio dentro na mesma nau, desceu uma nuvem dos Céus, e os mesmos anjos lhe fizeram um devoto enterramento; a obra foi devota e alegre, concorreu toda a cidade por haver jubileu e pregação".

Bibliographic information