Dom João de Castro (1500-1548)

Front Cover
Baptista, Torres, & Cia., 1912 - Viceroys - 129 pages
 

Selected pages

Popular passages

Page 103 - Senhor, para vos mandar empenhar os seus ossos; mas achárãcno de tal maneira, que não foi licito inda agora de o tirar da terra; polo que me não ficou outro penhor, salvo as minhas proprias barbas, que vos aqui mando por Diogo Rodriguez de Azevedo ; porque como...
Page 31 - Esta experiencia fez dom João de Castro, quando veio a este mar, em huma grossa armada da índia, da qual elle depois foy gouernador. Este prudente capitão correo de proposito quasi todo este mar roxo, como elle conta nos seus commentarios geographicos, que fez de todas estas terras ; e nos lugares, onde via estas manchas vermelhas, mandaua mergulhar...
Page 110 - ... em o tezouro, e no tempo que a VS bem parecer, em maneira que o pouo seja pago do seu. E a Dioguo rodrigues dazeuedo por nos trazer tam bõ recado da saude de VS lhe pedimos por merce que o aja por encomendado pera lhe fazer bem e merce como ele per seus seruiços merece.
Page 104 - que neste pagamento se deve ter o ordenareis la com » elle. Hei por escusado de vos affeitar palavras , para » vos encarecer mais os trabalhos em que fico , porque » tenho por muito certo, por todos os respeitos , que...
Page 2 - Nam ha duuida que as navegações deste reyno, de cem anos a esta parte : sam as mayores : mais marauilhosas : de mais altas e mais discretas conjeyturas : que as de nenhúa outra gente do mundo.
Page 68 - Profeta e paz das ondas navegavam seguras, foram assaltadas e rendidas deste feliz cossário, que tantos anos, como monstro do mar, teve por casa as ondas e por abrigo os ventos e as tormentas.
Page 128 - Varões e Donas, que Illustraram a Nação Portugueza em Virtudes, Letras, Armas, e Artes, Assim Nacionaes, como Estranhos. Tanto Antigos como Modernos, Lisboa, Officina de Simão Thaddeo Ferreira.
Page 52 - Governador que os embarcasse na caravella de refresco para desempachar a nao, e levarem mantimentos sobrados para os casos de tão larga viagem: porém o Governador, mais compassivo que acautelado, fazendo huma mesma a causa dos miseraveis, ea sua, seguio sua derrota.
Page 14 - ... de chumbo pera mais pelouros; e quatro mil dados de pelouros de falcões, e outros tantos de pelouros de berços; trezentos e seis quintays de polvora de bombarda; catorze quintays de polvora de espingarda; mil e trezentas e vinte panellas de polvora; duzentas e sesenta bocas de fogo ; mil e corenta e sinco corpos cVarmas brancas ; tres mil e cem lanças e piques pera de pé.
Page 127 - Goa até Dio; narrando a viagem que fez o Vice-rei D. Garcia de Noronha em soccorro d'esta ultima cidade 1538-1539. Segundo manuscripto autographo, publicado por Diogo Kopke, capitão da terceira secção do Exercito, Lente da Academia Polytechnica do Porto, etc. Porto, Typ. Comm. Portuense 1843. 8.° max.

Bibliographic information