Da architectura religiosa em Coimbra durante a edade media

Front Cover
Imprensa da Universidade, 1875 - Church architecture - 32 pages
 

Selected pages

Other editions - View all

Popular passages

Page 16 - BOOK IS NOT RETURNED TO THE LIBRARY ON OR BEFORE THE LAST DATE STAMPED BELOW. NON-RECEIPT OF OVERDUE NOTICES DOES NOT EXEMPT THE BORROWER FROM OVERDUE FEES. ••> FINE ARTS LIBRARY 3 2044...
Page 21 - ... encontrem, como disse, na maior parte das egrejas do occidente, em que abundam outros characteres do mesmo estylo. Comparando a archivolta d'esta ultima porta ea cornija que tem por cima com a archivolta e cornija respectivas da porta principal de S. Salvador, achar-se-hão extremamente similhantes.
Page 14 - Salvador a torre está separada da egreja, e foi talvez construida posteriormente, pois conserva uma porta ogival. A de S. Thiago parece tambem posterior á egreja, e seria talvez construida no seculo xvi, quando por cima d'ella se prolongou a casa da Misericordia. A da Sé Velha era tambem separada da egreja, do lado do claustro, onde hoje está a Imprensa da Universidade.
Page 12 - ... a independencia de Portugal. Permitti-me, senhores, que, para definir mais clara e rigorosamente a architectura religiosa de Coimbra durante a edade media, ao exame archeologico das tres egrejas que ainda hoje subsistem ajuncte o da egreja de S.
Page 15 - ... prodiga os monumentos da architectura. Havia tres naves nos Vastos recintos d'estas casas, porque de cima a baixo os dividiam duas arcadas. Algumas basilicas, taes como a Ulpia, tinham cinco naves. A este espaço, onde se agglomerava o povo, seguiase outro indiviso e rectangular destinado para advogados, escrivães e officiaes de justiça.
Page 21 - Portugal, offereceram as condições mais vantajosas para chegar até ao occidente da Europa aquelle estylo, pela vinda de muitos extrangeiros, chegando a constituir-se até colonias de francos na provincia do Minho. ,Entre esses extrangeiros vieram artistas.
Page 19 - ... a outros elementos, e desembaraçou o arco do quadrado em que os romanos o confrangiam. Esse estylo foi o denominado byzantino, que se constituiu em Constantinopla durante os primeiros seculos do imperio do oriente, d'onde passou á Italia septemtrional, e d'ahi mais tarde ao resto da Europa.
Page 9 - Esta egreja não estava ainda concluida no anno de 1327, como se prova pelo segundo testamento da rainha D. Isabel. Interrompem-se por este tempo as construcçSes religiosas em Coimbra. Os monarchas portuguezes começam a preferir a rainha do Tejo á princeza do Mondego.
Page 13 - Coimbra pedreiros capazes de fazer, ao menos com segurança, as pontes dos minguados ribeiros circumvisinhos, que um mosteiro rico situado a tres leguas da cidade, mandava vir de Cordova um mestre de obras para supprir a falta de artifices nesta parte remota...
Page 15 - ... tempo. Foi de pedra e barro a famosa sé de S. Thiago de Compostella até ao seculo x, em que a reedificou Affonso Magno com marmores que levou do Porto, onde tinham pertencido a edificios romanos.

Bibliographic information