Annexes du Premier mémoire du Brésil ... (Google eBook)

Front Cover
1903 - Brazil
0 Reviews
  

What people are saying - Write a review

We haven't found any reviews in the usual places.

Selected pages

Common terms and phrases

Popular passages

Page 66 - Negro. Digo ni entrar ni salir porque supuesta la dicha unión de ríos, restaba por averiguar de los dos, quien daba de beber a quien, pero la grande y dilatada cordillera que media entre Marañón y Orinoco, excusa a los ríos de este cumplimiento ya vosotros de esta duda.
Page 37 - Elrei catholico a Elrei de Portugal tudo o que tinha, e de que estava de posse esta coroa antes da guerra, que principiou no anno de 1640...
Page 38 - Utreckt, alega hum documento contra si mesmo ; porque naquelle tratado se nomeão especificamente todos os lugares, que restitue hmua coroa a outra, e quanto ao mais se conveio em que as raias, e limites de ambas as coroas, ficassem no mesmo estado, em que se achavão antes da guerra, como tudo se vê do 5.° artigo do mesmo tratado.
Page 35 - Mal satisfeito deste fundamento, parece, que recorre V. Reverendissima a outro, que considera mais forte, exhortando a que se exercitem nos movimentos militares tantos indios, perdendo-lhe com os exercicios de que não são capazes, o tempo, que puderão aproveitar, instruindo-se na vida christã, e quando V.
Page 34 - ... hespanhola. CXXX. Para prova de parte, do que tenho dito neste artigo, copiarei aqui a eloquente, erudita, e solida resposta, que o governador e capitão general do estado do Grão Pará João de Abreu de Castellobranco deo ao provincial dos Jesuitas hespanhoes da provincia de Quito no anno de 1737. Tempo em que Mr. de la Condamine se achava na mesma cidade de Quito, e anterior ao em que publicou os seus diarios. Resposta, que Mr. de Ia...
Page 37 - ... geral de Quito para arrogar á sua jurisdição os descobrimentos feitos pelo estado do Maranhão, e grão Pará, á custa das vidas dos portuguezes, e em serviço da coroa de Portugal, e por ordem de Elrei de Castella, a quem então estava sugeito.
Page 39 - Cbristo cujo Reino não era deste Mundo, e devendo o mesmo Mundo estar patente para a pregação do Evangelho a todas as creaturas delle, não somente consentirei que Vussas Revdmas.
Page 32 - Para assim se persuadir bastava, que Condamine reflectisse, que este nome foi posto quando se subia o rio, e que o marco foi plantado na tornaviagem, e nesta...
Page 32 - Cunha, talvez que evitasse tão indesculpaveis erros. Que connexão tem a aldeia do Ouro, com o rio do Ouro, e com o lugar em que se plantou o marco? Eu lhe concedo de boa graça, que fosse em...
Page 23 - ... que delle tem tratado. Seria couza bem estranha, que este grande rio tomasse o nome de Amazonas sem algum fundamento racionavel ; mas as provas, que temos, para segurar, que ha huma provincia de Amazonas nas margens deste rio, são tão grandes, e fortes, que não se póde disso duvidar sem renunciar a toda a fé humana.