Diccionario bibliographico portuguez, Volumes 15-16

Front Cover
Na Imprensa Nacional, 1888 - Brazil
 

Other editions - View all

Popular passages

Page 60 - Mandamos portanto a todas as autoridades, a quem o conhecimento e execução da referida Lei pertencer, que a cumpram e façam cumprir e guardar tão inteiramente, como nela se contém. O Secretário de Estado dos Negócios do Império a faça imprimir, publicar e correr.
Page 259 - Dom João, por graça de Deus, príncipe regente de Portugal e dos Algarves, d'aquém e d'além mar, em África de Guiné, e da Conquista, navegação, comércio da Etiópia, Arábia, Pérsia e da índia, etc...
Page 54 - Cessem do sábio Grego e do Troiano As navegações grandes que fizeram; Cale-se de Alexandro e de Trajano A fama das vitórias que tiveram; Que eu canto o peito ilustre Lusitano, A quem Neptuno e Marte obedeceram. Cesse tudo o que a Musa antiga canta, Que outro valor mais alto se alevanta.
Page 87 - Aos dez dias do mez de junho do anno do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de mil...
Page 191 - Camões lido na sessão solemne da Academia Real das Sciencias de Lisboa em 9 de Junho de 1880.
Page 120 - Guerra ; como assim' acabem com o atrazo da gente de cor, isto deve cessar para que logo que seja necessário se chamar aos lugares públicos haver homens para isto, porque jamais pôde progredir o Brazil sem elles intervirem collectivamente em seus negócios, não se importem com essa acanalhada e absurda aristocracia cabundá, que ha de sempre apresentar fúteis obstáculos.
Page 260 - Janeiro, aos dois dias do mez de Janeiro do Anno do nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de mil oitocentos e cincoenta e nove.
Page 119 - Flora de capa encarnada que Francisco tem em vistas, chama a ti com tempo. A minha obra secreta manda com brevidade para a America ingleza ao nosso amigo N. por nella conter cousas importantes, que não convém ao feroz despotismo ter...
Page 44 - N'huma mão sempre a espada e n'outra a penna: LXXX Agora com pobreza aborrecida Por hospicios alheios degradado: Agora da esperança já adquirida, De novo mais que nunca derribado: Agora ás costas escapando a vida, Que d'hum fio pendia tão delgado; Que não menos milagre foi salvar-se, Que para o Rei Judaico accrescentar-se.
Page 120 - Remete logo a minha circular aos amigos da América Inglesa e espanhola, sejam unidos com esses nossos irmãos americanos, porque tempo virá de sermos todos um; e quando não for assim sustentem uns aos outros.

Bibliographic information